segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aqui nasceu São Paulo: Pátio do Colégio

 

O Pátio do Colégio é o lugar onde nasceu a agora grande cidade de São Paulo. Manuel da Nóbrega, José Anchieta e outros padres e noviços da Companhia de Jesus atravessaram a Serra do Mar e em 1953 chegaram ao planalto de Piratininga, entre os rios Tamanduateí e o Anhangabaú. Aqui encontraram o lugar ideal para estabelecer o colégio jesuíta: clima adequado, terras férteis, cursos de água, um relevo que permitia uma ampla vista sobre as terras vizinhas. Aqui fundaram o colégio de São Paulo. A 25 de Janeiro de 1954, dia de comemoração da conversão do apóstolo Paulo, celebraram a missa que oficializou o colégio jesuíta.

O Padre Afonso Brás inicia as obras para construção do edifício que albergaria a igreja de Bom Jesus e o colégio, utilizando uma técnica de construção denominada taipa de pilão. As obras terminam em 1956.

Em 1640 os jesuítas são, pela primeira vez, expulsos de São Paulo. Desentendimentos com os colonos sobre o tratamento e o reconhecimento dado aos índios estão na base desta decisão. Regressam em 1653, mas os anos de distância permitiram imensos estragos nos edifícios: são necessárias obras de remodelação.

Em 1759, Marquês de Pombal determina que a Companhia de Jesus deve abandonar Portugal e todas as suas colónias. Estes edifícios são então entregues ao governo da província. Em 1765 o colégio passa a ser o Palácio dos Governadores e sofre várias novas alterações. Mais tarde, em 1896, a igreja do Bom Jesus é demolida.

Finalmente, em 1953, este lugar é devolvido à Companhia de Jesus durante as comemorações dos 400 anos da cidade de São Paulo. Iniciam-se as obras de demolição do Palácio dos Governadores e a construção de um complexo arquitectónico semelhante ao colégio e igreja inicialmente edificadas. Em 1979 é inaugurado o Museu e a Igreja do Pateo do Collegio. Hoje reúnem-se aqui diversas estruturas religiosas e culturais: escola de canto (Schola Cantorum do Pateo do Collegio) , Amigos do Pateo, Museu Anchieta, Biblioteca Padre António Vieira, Projecto Oca, e muitos outros eventos.

 

PateoDoCollegio2PateoDoCollegio3

Parede em taipa de pilão: vestígios da construção inicial.

 

O Café do Pateo usufrui da paz e tranquilidade deste lugar para criar um espaço notável. Uma esplanada com um simples mobiliário em madeira, um menu apetecível e que convida a manhãs demoradas entre jornais, livros e conversas.

CafePateoDoCollegio1CafePateoDoCollegio

 

 

Sítio: http://www.pateocollegio.com.br

Onde fica? Praça Pateo do Collegio, 2, Centro, São Paulo.

1 comentário:

Unknown disse...

ola baila, ja perguntaste a razao de os brasileiros porem nomes tao cumpridos e complicado de se dizer aos rios, planicies, lol
Samba é mesmo a excepção.
Beijo grande p ti e um abraço ao ze