quarta-feira, 4 de julho de 2012

Garfos e Receitas: Cervejaria Patriarca

 

Nasceu na famosa Vila Madalena, mas agora conta com mais dois novos espaços em São Paulo. Faz parte do cenário da Avenida Hélio Pellegrino e das nossas corridas até ao Ibirapuera. No domingo, foi a eleita para mais um almoço tardio na companhia da final do Campeonato Europeu, a Eurocopa, como se diz por aqui.

A gastronomia da casa é fruto de um intenso trabalho com Ricardo Maranhão, escritor e professor de História da Gastronomia da Faculdade Anhembi Morumbi, uma excelente ajuda para identificar temperos e ingredientes do Brasil colonial.

Tudo nesta casa exalta a Pátria! Para materializar o nome, a decoração do espaço é feita com várias imagens de alguns dos mais famosos “patriarcas”: Almirante Barroso (o Barão do Amazonas), Bento Gonçalves (líder da Revolução Farroupilha), Marechal Deodoro da Fonseca (primeiro presidente brasileiro), D. João VI, D. Pedro I (primeiro imperador brasileiro), D. Pedro II, João Ramalho (povoador de São Paulo colonial), José Bonifácio, Padre Manoel da Nóbrega, Padre Feijó, Raposo Tavares (famoso Bandeirante), Visconde do Rio Branco, Mem de Sá, Santos Dumont, Padre António Vieira. Nestes patriarcas aqui homenageados permanece ténue a fronteira entre Portugal e o Brasil! Acredito que para muitos deles o patriotismo fosse um sentimento de glória e bem comum entre terras distantes do mesmo império… Mesmo quando ditada a sua separação!

No entanto, após leitura do best-seller de Leandro Narloch (falei dele aqui!), não pude deixar de reparar em algumas “falácias” mais comuns da história:

 

FaláciasHistóricasPatriarca

Quem leu, sabe que afinal não foi bem assim!

 

Escolhemos uma “Chapa Patriarca” uma combinação de costela no bafo (o famosíssimo petisco da Patriarca), com costela de porco, picanha, calabresa e legumes. Para beber: um delicioso sumo de tangerina! Na sobremesa fui aterrorizada por um “Sonho Dourado” que em nada é comparado ao capricho do Posto 6!

 

GosteiPatriarca1

GosteiPatriarca2

 

Um sítio agradável, muito movimentado! Ideal para uma tarde bem passada, mas as reservas devem ser feitas com antecedência… A fila de espera é imensa!

 

GosteiPatriarca5

GosteiPatriarca4

 

GosteiPatriarca7

GosteiPatriarca6

 

 

Sítio: http://www.cervejariapatriarca.com.br/

No Twitter: https://twitter.com/#!/cervejpatriarca

No Facebook: https://www.facebook.com/cervejariapatriarca

 

Onde fica? Avenida Hélio Pellegrino, 198, Vila Nova Conceição, São Paulo.

Sem comentários: