quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Avenida Paulista

Avenida Paulista é uma das principais avenidas da cidade de São Paulo. É um centro financeiro, cultural e de entretenimento. Inaugurada no dia 8 de Dezembro de 1891, marcou um novo período de crescimento da cidade.

É uma enorme avenida, cheia de detalhes, pronta a ser descoberta!


Edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho.

Edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social da Indústria (SESI). O prédio possui 99 metros de altura, foi concluído em 1979 e é da autoria do escritório de arquitectura Rino Levi.








Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)


Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, inaugurado nesta sede a 7 de Novembro de 1968, é um dos mais importantes museus da cena cultural brasileira. O edifício é da autoria da arquitecta Lina Bo Bardi  e é um considerado um notável exemplar da arquitectura brutalista brasileira (movimento arquitectónico dos anos 50 e 60).
Actualmente, possui cerca de oito mil obras, entre as quais se destacam: Rafael, Mantegna e Botticceli (escola italiana), Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall (escola de Paris).
A data de fundação deste museu é anterior. Surgiu em 1947 pela mão de Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi (marido da arquitecta Lina Bo Bardi). Mais informação disponível aqui.




Os "orelhões" da Avenida Paulista.
"Ame e Respire" (Cako Martin), "Amigos de São Paulo" (Ana K.), "Orelhão Rolim" (Vítor Rolim), "Vivo Conectado" (Juarez Fagundes) e "O que você tem na cabeça?" (Carla Pires de Carvalho Fernandes
).


As cabines telefónicas estilizadas devem-se ao evento Call Parade 2012. Este evento, parceria entre a empresa de telecomunicações Vivo e empresa Toptrends (empresa licenciada para promoção da CowParade no Brasil), tem como objectivo homenagear este ícone do mobiliário urbano, da autoria da arquitecta Chu Ming Silveira da Companhia Telefónica Brasileira (CTB) e disseminado em 1971.

Vários foram os artistas a quem foi dada a liberdade de customizarem uma cabine telefónica – alguns foram convidados pela organização (10), outros concorreram com o seu projecto e foram escolhidos por um júri (90). Para além destas, há ainda muitas mais para ver. Vila Madalena, Pinheiros, Liberdade, Sé, Avenida Brigadeiro Faria Lima, República do Líbano e comunidade Paraisópolis acolhem esta mostra.
Para ser mais fácil, leve o mapa consigo. Para quem não vir a São Paulo, não deixe de ver a galeria completa.


Sim, mais uma entrada no "Ao meu novo português":



orelhão  

(orelha + -ão)   


s. m.
1. Orelha grande.
2. Puxão de orelhas.
3. Parte do tear de seda.
4. Inflamação em torno das parótidas.
5. Pequeno espaço murado no plano do bastião.
6. [Ictiologia] Designação de vários peixes teleósteos da família dos molídeos, de corpo arredondado. = BEZEDOR, PEIXE-LUA, RODIM, ROLIM
7. [Brasil] Cabina telefónica., geralmente com um abrigo de forma arredondada.



In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.


Casa das Rosas


Este edifício, localizado no número 37 da Avenida Paulista, foi projectado como casa de habitação, pelo gabinete do arquitecto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, entre 1928 e 1935. A 19 de Setembro de 1995 foi inaugurada como espaço cultural. Mais tarde, em Dezembro de 2004, assume-se como “Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura”. Conta com cerca de trinta e cinco mil volumes da colecção pessoal do poeta e serve como palco para diversos eventos culturais, sobretudo eventos ligados à literatura e à poesia. Mais informação disponível aqui.


Parque Tenente Siqueira Ramos ou parque Trianon, mais um espaço verde na cidade de São Paulo.


O Parque Tenente Siqueira Campos (militar e político brasileiro que participou do Movimento Tenentista), mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado a 3 de Abril de 1892. Um projecto do paisagista francês Paul Villon que tenta aliar a atmosfera romântica europeia de finais de século XIX com a exuberância da vegetação tropical que restava da Mata Atlântica. Em 1968 sofreu uma remodelação conduzida por Burle Marx.


Para não esquecer:

  • Visitar o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

  • Visitar a restante exposição Call Parade. Não esquecer este:

"Ora Pois!", Los Paoliello (Julia e Ricardo),
imagem retirada daqui.
E tentar averiguar porque o "Ora Pois" aparece inevitavelmente ligado às cores da bandeira lusa!



  • Passear no Parque Trianon.



Sem comentários: