terça-feira, 5 de junho de 2012

Garfos e Receitas - A Figueira Rubayat

Este famosíssimo e estonteante restaurante presenteia a cidade de São Paulo desde Junho 2001. Para além dos famosos pratos confeccionados com supervisão do chef Francisco Gameleira, este restaurante cativa os seus clientes pela figueira centenária que lhe dá nome e que rege toda a sua sala de refeições. Esta árvore tem 130 anos, 50 metros de altura e 8 metros de diâmetro!
Incluído no Grupo Rubayt este restaurante partilha fama e prémios gastronómicos com os restantes restaurantes do grupo.
Com o lema “Rubayat – da fazenda para o prato”, a selecção dos ingredientes é cuidadosa e as carnes são provenientes da fazenda Rubayat em Dourados, Mato Grosso do Sul. Esta fazenda foi criada em 1968, depois do fundador do grupo Rubayat, Belarmino Iglesias, ter percebido que para vender bons bifes, deveria garantir bons bois! Aliou-se à experiência do grupo argentino Cabaña Las Lilas e desde 1988 produz gado da raça Brangus – um cruzamento entre a raça escocesa Abeerden-Angus e a raça indiana Brahman. Os animais são criados livremente e a sua alimentação é a base de cereais e pastagem verde. Para além do gado bovino, criam também frango caipira, javali e porcos.
As entradas são diversas e maravilhosas. O couvert do Rubayat, eleito o melhor desta cidade, conta com doze tipos diferentes de pão. Destaco o pão de azeite com alecrim. Divinal!


Couvert do A Figueira Rubayat,
imagem retirada daqui.






Apesar de a grande tentação ser as carnes no gado criado na Fazenda Rubayat, o meu paladar preferiu matar saudades do mar. Escolhi o “Caixote marinho”, um prato que combina polvo, vieiras, camarão, lula e peixes. Mal eu sabia que este prato é a recomendação que Belarmino Iglesias faz aos clientes indecisos (ver aqui)!




A adega foi diversas vezes premiada pela revista WineSpectator. A minha refeição foi acompanhada por um vinho sul-africano (todos os pormenores aqui) e um outro chileno! Deste último, gostava muito de me lembrar do nome...





Para quem está longe e é mais difícil experimentar deixo uma outra sugestão: experimentar as receitas do chef Francisco Gameleira!  Quando tiver uma cozinha, também vou experimentar! Aqui ficam:








Onde fica? Rua Haddock Lobo, 1738, Jardim Paulista, São Paulo.




Para não esquecer: 
  • A feijoada mais completa da cidade no Figueira Rubayat!
  • No Baby Beef Rubaiyat (Rubayat da Alameda Santos) Gran Buffet de Pescados de España e Gran Buffet Mediterrâneo! Tenho saudades de um bom peixinho! 
  • Os restaurantes Rubayat em Madrid e Buenos Aires!




Sem comentários: