sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ilhabela: Ilha de São Sebastião

 

O município de Ilhabela é constituída pelas ilhas de São Sebastião, Búzios, Vitória e Pescadores e ainda os ilhéus das Cabras, Serraria, Castelhanos, Lagoa, Figueira e Enchovas. O acesso não tem que enganar: todas as alternativas passam pela balsa (ferry-boat) que liga diariamente esta ilha atlântica a São Sebastião, na costa do estado de São Paulo. A travessia do Canal de Toque-Toque demora cerca de 15 minutos e estão programadas viagens a cada 30 minutos entre as 6 e as 24 horas.

Esta ilha tem a maior reserva mundial de mata atlântica e 83% da sua área encontra-se protegida pelo Parque Estadual de Ilhabela. É também conhecida como Capital Nacional da Vela pelas excelentes condições para a prática deste desporto e por todo o esforço realizado pela autarquia na promoção desta área desportiva.

Vestígios arqueológicos provaram que esta ilha seria habitada ainda antes da era colonial. O primeiro contacto com Europeus remonta ao dia de 20 de Janeiro de 1502 quando uma expedição do navegador português Gonçalo Coelho chegou a esta ilha, tendo-a baptizado com o nome do santo padroeiro do dia: São Sebastião. O seu nome também já foi Ilha Bela da Princesa em homenagem à Princesa da Beira, Dona Maria Teresa Francisca de Assis Antónia Carlota Joana Josefa Xavier de Paula Micaela Rafaela Isabel Gonzaga de Bragança, filha mais velha dos reis portugueses D. João VI e D. Carlota Joaquina,  irmã de D. Pedro I.

Até ao anos 60, estas ilhas viveram sobretudo da agricultura - cana de açúcar, café e produção de cachaça. Com as melhorias realizadas nas vias de comunicação – construção de estradas, implementação das viagens em balsa – esta ilha tornou-se um dos pontos turísticos de maior interesse desta região.

As praias, as trilhas, as cachoeiras, os desportos náuticos e a excelente gastronomia encantam qualquer visitante! O cemitério de navios que reside nestas águas (cerca de 21 navios naufragaram na costa da Ilhabela) é uma excelente desculpa para fazer mergulho! Para quem gosta da vida animal, este é também um sítio privilegiado para observação de pássaros.

Nós iremos regressar! De preferência com muito sol! E aqui vamos trazer todos os amigos que nos venham visitar e não resistam a uns dias com boa comida, boa bebida e uma paisagem maravilhosa!

 

 

 

Sítios: www.ilhabela.sp.gov.br/, www.ilhabela.com.br/ e www.ilhabela.com/

 

Onde fica: Localizada eixo São Paulo – Rio de Janeiro, dista 210 quilômetros da cidade de São Paulo.

 

Para não esquecer:

  • Voltar para aproveitar uns dias de verão!

 

  • Visitar as cachoeiras e fazer as trilhas!

 

Sem comentários: