segunda-feira, 18 de junho de 2012

Teorias sobre Design de Comunicação

 

Não, não mudei de área profissional. Não, também não me considero uma sumidade nesta matéria. Brinda-nos a democracia com a possibilidade de podermos, sempre que assim o entendermos, emitirmos opiniões sobre os mais variados assuntos. A publicação que fiz aqui lembrou-me de um conjunto de coisas sábias que poderia ter dito, sobre um conjunto de publicações pavorosas. “Pavorosa” parece-me um simpático eufemismo para descrever este tipo de tentativas de comunicação.

Submeto à vossa leitura, o meu conjunto de apreciações sobre a qualidade do design de comunicação das newsletters no Índice Nacional Terapêutico.

ÍndiceTerapêutico1

Há primeira vista confesso que pensei: “O que é que o frango no churrasco tem a ver com isto?!”. Rapidamente percebi que não se tratava de um frango de churrasco mas sim de um coração! Claro! Que parvoíce! É óbvio! Hipertensão arterial é igual a um coração ligado a um detonador. O detonador, esse objecto tão familiar e tão relacionado às ciências da saúde.  (Entende-se que é familiar para nós porque sempre que há um rebentamento de uma bomba nos desenhos animados faz-se através deste dispositivo).

ÍndiceTerapêutico2

Qual era mensagem?! “Senhores executivos deste mundo, muita atenção quando se descalçarem e ficarem em contacto com o meio ambiente (vulgo relva)! Daí nascem os problemas de saúde pública!”ÍndiceTerapêutico3

Genial! Se vamos falar de doenças de verão é colocá-las assim num painel tipo painel informativo de voos em aeroportos!

ÍndiceTerapêutico4

Tenho para mim que já foram chamados de muita coisa! Agora, “CHARNEIRA”?! Não sei se devam ficar contentes…

ÍndiceTerapêutico6

Claramente percebe-se que prémios Nobel são para cientistas a sério, que fazem ciência a sério! Perfeitamente ilustrado no ratinho cor-de-rosa! Só cientistas a sério fazem ratinhos cor-de-rosa! Mais perna, menos perna, mais alelo, menos alelo, mais hormona, menos hormona…. Isso é para aqueles cientistas de brincar! Aqueles seres vis e destruidores de animaizinhos. Cientistas a sério fazem ratinhos cor-de-rosa por um mundo mais feliz!

ÍndiceTerapêutico7

Acho óptimo! Casais com problemas de infertilidade são evidentemente casais com ninhos vazios!

ÍndiceTerapêutico8

Este é uma grande tentativa de materializar um dos mais sábios provérbios populares: “Quando um homem não tem sorte, até os cães lhe mijam!”. Aqui acresce-lhe o contexto biomédico de uma daquelas doenças intituladas como a epidemia do século XXI. Na realidade isto quer dizer: “Quando um homem está muito deprimido, até as pombas lhe fazem cocó!”

ÍndiceTerapêutico9

Não sei por onde começar! Será que a incontinência está expressada naquele mancha mais clara que vemos na fralda azul do senhor lutador de sumo de costas voltadas para nós? E silenciosa, vem donde? Pessoas gordíssimas a lutarem tem por apanágio fazerem pouco barulho?ÍndiceTerapêutico10

Isto sim é patriotismo! É saber do que se fala! É aliar a ciência à pátria! É substituir o esfera armilar por uma linda e amarela cadeia de ADN!

E não! Não vou falar daquele herói cientista ali ao canto!

ÍndiceTerapêutico11

Esta eu sei! Claramente para dar voz ao povo: “Ó soudôtor, é que se me dói aqui os rins! Parece que levei cum raio”. É tal e qual isto que as pessoas sentem.

ÍndiceTerapêutico12

Acho fofíssimo a bolsa de sangue em forma de boneco!

ÍndiceTerapêutico13

Isto são pessoas que conhecem os hábitos e os costumes da população. Mensagem: As pessoas apanham doenças nas viagens porque perdem a mochila, não usam chapéu, andam descalças e quando vão à casa de banho fecham mal a porta.

ÍndiceTerapêutico15

São pessoas que dominam estas tecnologias. Tratam Photoshop, Illustratror, InDesign e todo o resto da família por tu. Pensam que é fácil fazer uma batinha de médico com imagens de raio-x e ressonâncias?

ÍndiceTerapêutico16

Para quem não sabe, aqui fica a explicação: os vírus são criaturas que, embora não pareça, têm cabeça, tronco e membros. A olho nu é indetectável, mas quando se usam potentes microscópios dá para perceber. Ah! E andam sempre aos grupos, com um maiorzinho em poses ridículas! Tal e qual está nesta imagem!

ÍndiceTerapêutico17

Perfeito o cenário de “fábrica ilegal para produção de medicamentos contrafeitos”! É mesmo assim que imagino!

Aposto que o senhor que está do lado esquerdo é Indiano e tudo… É que não falha nada!

ÍndiceTerapêutico18

Este não comento! Não gosto de répteis. Causa-me apenas suores frios.

ÍndiceTerapêutico19

Este é digno de menção honrosa. Para quem não está familiarizado com ciência, passo a explicar. Há uns “bichos” que atacam o nosso sistema imunitário. São bichos gosmentos, horrendos e pegajosos… aliás, há quem diga que em tudo parecidos com as medusas. Só que em tamanho XXL! Imaginem que são maiores que o Cristo Rei!

ÍndiceTerapêutico20

Sem comentários.

ÍndiceTerapêutico21

Um alerta para saúde pública: “Não tenham cuidado com o vosso fígado, ficam amarelos, amarelos, amarelos e os pássaros confundem-vos com estátuas”.

ÍndiceTerapêutico22

Serão mesmo vendidos na banca da fruta?!

ÍndiceTerapêutico23

Para um artigo que tem como objectivo promover o sono de boa qualidade eu sugeria que utilizassem uma imagem de alguém a dormir repousada e tranquilamente. Uma adolescente deitada numa toalha, com uma bolsa a fazer de almofada e um chapéu a tapar a cara (um ar “acabei de sair de um festival de verão”), não é boa ideia! De ressaca todos dormem! Não é preciso que ninguém lembre!

ÍndiceTerapêutico24

Pois… Não sei que diga!

ÍndiceTerapêutico25

Esta até poderia ter sido sugerida por mim! Para quem não entendeu, aqui fica a tradução: “Tratem de pôr os vossos filhos espertos e a aprender bem! Comecem a desculpar a burrice e a imbecilidade dos meninos com coisas como a “Dislexia” e vamos tratar de pôr o nosso amigo “zorro” em acção. Zorro é um simpático e musculado moçoilo neonazi que tem por missão acabar com os defeitos da raça”."ÍndiceTerapêutico26

Porque nunca ninguém colocou esta imagem num livro de farmacologia? Tinha sido tão mais fácil de perceber!

ÍndiceTerapêutico27

“Aparelho locomotor visto à lupa” é como quem diz “Debaixo da saia”?

ÍndiceTerapêutico28

Concentrem-se apenas nesta deusa da fertilidade pré-histórica feita em massa de pão!

ÍndiceTerapêutico29

Acho que esqueceram a morada da churrasqueira! Se o colesterol tem este aspecto, acho que vou querer duas fatias!

ÍndiceTerapêutico30

E a subtileza de passar mensagens de cariz político quando se discutem os grandes assuntos de política?

Sem comentários: